Atualização do Google Chrome: como evitar o aviso de site inseguro

Escrito por Eduarda Delavy

Editado por André Sark

Você compraria ou confiaria em um site em que o Google mostra um aviso de site inseguro? Segundo o portal E-commerce Brasil, os brasileiros estão entre os mais preocupados com segurança e privacidade online. Agora imagine a repercussão que uma mensagem de alerta pode ter para os visitantes do seu site.

Até recentemente, se pensava que os certificados de segurança eram úteis apenas para lojas virtuais e sites que realizavam algum tipo de transferência ou troca de informações sigilosas. Mas a segurança é um assunto muito sério para o Google e o objetivo de todas as ações da empresa são para tornar a web mais segura e confiável para o usuário.

Com a nova atualização, que entra no ar dia 24 de julho de 2018, o Google Chrome mostrará um aviso de que a página acessada não está segura para aqueles sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS. Com essa atualização do Google Chrome, todo tipo de site será afetado.

Como pode ver, chegou a hora de dar prioridade para a segurança do seu site, mas não se preocupe, vamos te ajudar a entender melhor do que se trata essa atualização e o que você precisa fazer para evitar o aviso de site inseguro.

O que é o HTTPS?

O HTTPS (ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, na tradução literal) é um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão em um site seguro. Isso significa que foi instalado um Certificado SSL e o site possui uma proteção extra.

Como funciona o Certificado SSL?

O Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um certificado digital que:

Utiliza um sistema de criptografia para mascarar os dados;
Garante que terceiros não autorizados tenham acesso à informações;
Permite um tráfego de dados com mais segurança entre o servidor e o visitante do site.

Um Certificado SSL protege as informações sigilosas que você guarda e compartilha em seu site. Para entender melhor esse assunto, sugerimos a leitura do post “O que é certificado SSL e porque você deve utilizar no seu site”.

Importância de ter um site com HTTPS / SSL

Além da segurança para troca de informações sigilosas, o que é primordial para lojas virtuais e sites com transações, ter um site com protocolo HTTPS dá maior relevância para SEO. Já que o Google valoriza a segurança, isso entrou na lista de itens indispensáveis para um bom ranqueamento da página.

O Certificado SSL passou a ser uma exigência do mercado pois o protocolo garante mais segurança para os dados que circulam na web e isso contribui para mostrar mais credibilidade e integridade nas informações.

Sem falar a grande utilização do Google Chrome pelos brasileiros, atualmente 75% das pessoas no Brasil utilizam o browser para navegar na internet.

Como evitar o aviso de site inseguro

Como essa mensagem só aparece para os sites que não possuem o protocolo HTTPS, para evitar isso você precisa fazer a instalação do Certificado SSL. Essa instalação pode ser feita diretamente pelo responsável pela sua area de TI.

Os clientes que tem a SARK SOLUÇÕES, na gerencia do seus domínios, podem contar com toda orientação e suporte necessários para solucionar esta demanda. Basta solicitar na Área do Cliente/Suporte.

Esperamos que este post tenha sido útil para você, mas se ainda restou alguma dúvida comente aqui no Blog ou fale com um dos nossos consultores.

Nossa equipe está preparada para ajudá-lo.

Resumindo…

Aqui vai a conclusão deste post, para você que não leu e correu até no final para saber em fim o que precisa ser feito para seu site ser considerado seguro pelo Google.

A partir de 24 de julho de 2018, para que seus clientes e visitantes não recebam um aviso de site inseguro cada vez que conectarem em seu site, você precisa adquirir um certificado SSL.

Se você já é cliente SARK, já foi contactado pela nossa equipe. Se você não é, estamos lhe esperando !

SARK SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA

Uma resposta para “Atualização do Google Chrome: como evitar o aviso de site inseguro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *